Tecnologias de Informação e Comunicação
Caracterização da Disciplina
As Tecnologias da Informação e Comunicação, vulgarmente designadas por TIC, surgem na matriz curriclar dos cursos de nível secundário de educação, enquanto formação geral, no sistema educativo português, como consequência, entre outros, de dois vetores fundamentais. O primeiro tem a ver com o consenso que existe na sociedade portuguesa de que hoje, como num futuro próximo, qualquer cidadão que nao tenha um domínino destas tecnologias é, de facto um analfabeto funcional, ficando comprometida a sua intregração social. O segundo está intimamente ligado ao facto de a estrutura funcional dos modelos de aprendizagem, tradicionalmente vocacionados para uma escola predominantemente informativa, estar em franca mutação, centrando-se cada vez mais a ação da escola na gestão da informação e não na sua transmissão, atendendo a que as fontes de informação sao cada vez mais pluriais e centradas nas TIC.
Neste sentido, a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação integra a componente de formação sociocultural dos cursos profissionais por forma a garantir aos jovens a aprendizagem de ferramentas diversificadas na óticas do utilizar, indispensáveis ao sucesso pessoal e profissional.
Assim, a disciplina de Tecnologia de Informação e Comunicação tem como finalidades:
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Fomentar a disponibilidade para uma aprendizagem ao longo da vida como condição necessária à adaptação a novas situações e à capacidade de resolver problemas no contexto da sociedade do conhecimento;
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Promover a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, bem como a capacidade para trrabalhar em equipa numa perspetiva de abertura à mundança, à diversidade cultural e ao exercício de u
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ma cidadania ativa;
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Fomentaar o intresse pela pesquisa, pela descoberta e pela inovação, face aos desafios de sociedade do conhecimento;
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Promover o desenvolvimento de competências na utilzação das tecnologias da informação e comunicação para possibilitar uma literacia digital generalizada, num quadro de igualdade de oportunidades e de coesão social;
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Fomentar a análise crítica da função e do poder das novas tecnologias da informação e comunicação;
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Desenvolver a capacidade de pesquisar, tratar, produzir e comunicar informação, quer pelos meios tradicionais, quer através das novas tecnologias da informação e comunicação;
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Desenvolver capacidades para utilizar, adequadamente, e manipular, com rigor técnico, aplicações informáticas, nomeadamente em articulação com as aprendizagens e tecnologias específicas das outras áreas disciplinares;
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Promover as práticas inerentes ás normas de segurança dos dados e da informção;
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Promover práticas que permitem lidar, por antecipação, com condicionalismos a que estão sujeitos os profissionais da área da informática, nomeadamente a ergonomia e a saúde ocular.
Elenco Modular
Módulo | Designação | Duração de referência (Blocos) |
1 | Folha de Cálculo | 40 |
2 | Gestão de base de dados | 40 |
3 | Criação de Páginas web | 40 |