Educação Física

Caraterização da Disciplina

A disciplina de Educação Física tem hoje, no quadro do sistema educativo português, um papel fundamental no processo de desenvolvimento da criança e do jovem que se mantém no currículo de todos os alunos ao longo do ensino básico e do ensino secundário.

Tal facto acarreta responsabilidades acrescidas, para todos os intervenientes, já que a progressão, consolidação e ampliação dos efeitos desta área curricular não podem permanecer indiferentes a esse processo de continuidade.

Existe um conjunto de fatores que afectam esse processo, alguns dos quais não são directamente controlados pelos docentes enquanto responsáveis últimos do processo educativo, como é o caso da qualidade e adequação das instalações para a Educação Física.

Outros fatores não esgotaram ainda todas as suas virtualidades na melhoria da qualidade da disciplina, como é o caso dos Programas de Educação  Física elaborados no âmbito da reforma educativa de finais dos anos oitenta e principios de noventa, como tem sido reconhecido pela várias entidades envolvidas na revisão curricular em curso.

A construção integrada dos programas do ensino básico e secundário, permitindo um processo relativamente estabilizado  de articulação vertical e horizontal, forneceu-lhes uma consiência que, aliada a um conjunto de decisões estratégicas e de ampla participação de diferentes sectores do mundo das actividades físicas e desportivas, lhes permitiu  atravessar o tempo sem desgaste nem significativa desactualização.

Assim sendo, o programa resultante da revisão currcicular operada no ensino secundário, no quadro desta área disciplinar, para os outros científicos-humanísticos, tecnológicos e artísticos especializados, reflecte esta fiosofia de ordem genérica e transversal, tendo-se procedido apenas a pequenos ajustamentos ao programas até ai em vigor.

O presente programa constitui-se como mais um elo nesta composição, sofrendo as influências das decisões já anteriormente tomadas, mas igualmente fornecendo novos motivos de reflexão e de enriquecimento, por forma a corresponder aos contornos profissionais, exige, nomeadamente, a organização modular e a menor carga horária relativamente aos restantes cursos de nível secundário.

 

Competências a Desenvolver

Os objetivos que sintetizam as competências, no ciclo de formação, organizam-se em três subconjuntos: um que traduz os objetivos transversais a todas as áreas considerantes, outro que se refere ás áreas consideradas obrigatórias, e ainda outro, relativo ás áreas de opção dos alunos.
Objetivos comuns a todas as áreas 

1. Participar activamente em todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo:
  • relacionando-se com cordialidade e respeito pelos seus companheiros, quer no papel de parceiros quer no de adversários;
  • aceitando-se o apoio dos companheiros nos esforços de apefeicoamento próprio, bem como as opções do(s) outro(s) e as dificuldades reveladas por ele(s);
  • cooperando nas situações de aprendizagem e de organização, escolhendo as acções favoráveis ao êxito, segurança e bom ambiente relacional na actividade da turma;
  • apresentando inciativas e propostas pessoais de desenvolvimento da actividade individual e do grupo, considerando as que são apresentadas pelos companheiros com intresse e objetivadade;
  • assumindo compromissos e responsabilidades de organização e preparação das actividades individuais e/ou de grupo, cumprindo com empenho e brio as tarefas inerentes;
  • combinando com os companheiros decisões e tarefas de grupo com equipado e respeito pelas exigências e possiblidades individuais.

2. Analisar e interpretar a realização das actividades físicas seleccionadas, aplicando os conhecimentos sobre técnica, organização e participação, ética desportiva, etc.

3. Interpretar crítica e correctamente os acontecimentos no universo das actividades físicas, interprentando a sua prática e respetivas condições como factores de elevação cultural dos praticantes e da comunidade em geral.

4. Identificar e interpretar os fénomenos da industrialização, urbanismo e poluição como factores limitativos das possiblidades de prática das actividades físicas e da aptidão física e da saúde das populções.

5. Conhecer e interpretar os fctores de saúde e risco associados à prática das atividades físicas e aplicar as regras de higiene e de segurança.

6. Conhecer e aplicar diversos processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no seu quotidiano, na perspetiva da saúde, qualidade de vida e bem-estar.

7. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas gerais, particularmente de resistência geral de longa e média duração, da força resistente, da força rápida, da flexiblidade, da velocidade de reação simples e complexa, de execução, de deslocamente e de resistência, e das destrezas geral e específica. 

Elenco Modular

Módulos Especificação Duração
JCD I O nível Introdução de Voliebol ou Andebol ou Futebol ou Basquetebol Não superior a 1 ano
JCD II O nível Introdução de outro jogo que não o selecionado no módulo anterior Não superior a 1 ano
JCD III O nível Elementar de Voleibol ou Andebol ou futebol Basquetebol Não superior a 1 ano
GINÁSTICA I O nível Introdução Elementar da Ginástica de Solo e o nível Introdução de um aparelho da Ginástica de Aparelhos Não superior a 1 ano
GINÁSTICA II O nível Introdução Elementar da Ginástica de Solo e o nível Introdução de outro aparelho da Ginástica de Aparelhos Não superior a 1 ano
GINÁSTICA III O nível Introdução da Ginástica Acrobática Não superior a 1 ano
ATL RAQ/PAT I O nível de introdução do Atletismo ou de um Desporto de Raquetes ou da Patinagem Não superior a 1 ano
ATL/RAQ/PAT II O nível de introdução de outra matéria não selecionada no módulo anterior Não superior a 1 ano
ACT.EXPL.NAT. O nível de introdução de matéria das Actividades de Exploração da Natureza Não superior a 1 ano
DANÇA I Uma dança do nível Introduçao das Danças Sociais ou das Tradicionais Portuguesas Não superior a 1 ano
DANÇA II Outra dança do nível Introdução das Danças Sociais ou das Tradicionais Portuguesas  Não superior a 1 ano
DANÇA III Uma dança do nível Elementar das Danças Sociais ou das Tradicionais Portuguesas  Não superior a 1 ano
APRTIDÃO FÍSICA Resistência, força, velocidade, flexibilidade e destreza geral 3 Anos
ACT.FIS/CONTEXTOS
E SAÚDEI
Objetivos 1,2 e 3especificados na parte II do programa Não superior a 1 ano
ACT.FIS/CONTEXTOS
E SAÚDE II
Objetivos 4 e 5 especificados na parte II do programa Não superior a 1 ano
ACT.FIS/CONTEXTOS
E SAÚDEIII
Objetivos 6 e 7 especificados na parte II do programa Não superior a 1 ano