Física Química

Caraterização da Disciplina

 

A Componente Cientifica é constituida, em cada curso profissional, por duas ou tres disciplinas que propocionam uma formação cientifica de base que corresponde, simultaneamente, ás exigencias de um nível secundário de educação e de uma qualificação profissional de nivel 3.

 

A disciplina de Física Química, duas áreas estruturantes das ciencias experimentais, interga aquela componente em cursos de várias familias profissionais, com uma carga horária total de 200, 150 ou 100 horas. Acresce que, alguns cursos podem contemplar apenas apenas uma daquelas áreas, assumindo a disciplina, nestes casos, a designação de Física ou de Química, quando exclusivamente interga módulos de uma ou outra destas áreas.

 

Assim, o programa, segundo o modelo curricular dos cursos profissionais, foi estruturado em módulos, aos quais se podem acrescentar determinadas estensões que, no conjunto, excedem a carga horária máxima prevista nos planos curriculares, possiblitando, por um lado, uma maior ou menor énfase na Física ou na Química, por outro, a diversificação dos conteúdos, em função das saídas profissionais a que os cursos dão acesso.

 

Deste modo, a componente de Física contempla um total de seis módulos (de F1 a F6) e , a componente de Química, um total de ste módulos (de Q1 a Q7), sendo que alguns módulos de cada componente extensão, por forma a facilitar a referida diversificação curricular.

 

Através desta disciplina, os alunos poderão desenvolver aprendizagens importantes no que respeita á, formação no domínio da Ciência, mas que a extravasam largamente por se inserirem num quadro mais vasto de Educação para a Cidadania Demorcática. São elas:

  • Compreender o contributo das diferentes, disciplinas para a construção do conhecimento cientificio e o modo como se articulam entre si.

  • Desenvolver a capacidade de seleccionar, analisar, avaliar de modo crítico, informações em situações concretas.

  • Desenvolver capacidades de trabalho em grupo: confrontação de ideias, clarificação de pontos de vista, argumentação e contra-argumentação na resolução de tarefas, com vista á apresentação de um produto final.

  • Desenvolver capacidades de comunicação de ideias orlamente e por escrito.

  • Ser crítico e apresentar posições fundamentadas quanto á defesa e melhoria da qualidade de vida e do ambiente.

  • Desenvolver o gosto por aprender.

Elenco Modular

Física

Número Designação Duração de
referência
(horas)
F1 Forças e Movimentos 21
E1.F1 Estática 9
E2.F1 Trabalho e Energia 6
E3.F1 Máquinas Simples 24
F2 Hidrostática e Hidrodinâmica 21
F3 Luz e Fontes de Luz 12
E1.F3 Óptica Geométrica 18
E2.F3 Óptica ondulatória e Óptica Quântica 9
F4 Circuitos Elétricos 18
E.F4 Circuitos Elétricos de Corrente Alternada 36
F5 Termodinámica 21
F6 Som 18
E.F6 Som e Música 12

 

Química

Número Designação Duração de
 referências
(horas)
Q1 Estrutura Atómica. Tabela Periódica. Ligação Química. 18
E.Q1 Modelo Quântica para o Átomo 9
Q2 Soluções 18
E.Q2 Colóides e suspensões 6
Q3 Reações Químicas. Equilíbrio Químico Homogéneo. 18
E.Q3 Equilibrio Químico Homogéneo. 6
Q4 Equilíbrio de Ácido-base 18
E.Q4 Titulações Ácido-base 6
Q5 Equilíbrio de Óxidação-redução 18
E.Q5 Electroquímica 12
Q6 Estado Físico das Substâncias e Interações Moleculares.
Estado Gasoso.
18
Q7 Compostos Orgânicos. Reações Químicas. 18
E1.Q7 Polímeros e Materiais Poliméricos 9
E2.Q7 Ligas Metálicas.Materiais Cerâmicos e Compositos 9