Inglês

 

Caracterização da Disciplina

No contexto de uma Europa plurilingue e pluricultural, o acesso a várias línguas torna-se cada vez mais valioso para os cidadãos europeus, não só como requisito para a comunicação com os outros mas também como fundamento-base de educação cívica, demorcrática e humana. No contexto escolar, a aprendizagem de línguas assume, assim, um papel relevante na formação integral dos alunos, não apenas no que diz respeito aos processos de aquisição dos saberes curriculares, como também na construção de uma educação para a cidadania. Com efeito, a aprendizagem de línguas inscreve-se num processo mais vasto, que ultrapassa a mera competência linguística, englobando aspectos ligados ao desenvolvimento pessoal e solcial dos alunos, levando-os a construir a sua identidade através do contacto com outras línguas e culturas. Aprender línguas favorece o desenvolvimento de uma postura questionante, analítica e crítica, face á realidade, concorrendo para a formação de cidadãos ativos, intervenientes e autónomos.

Componente ativa da pluriadade linguística e cultural europeia, a língua inglesa tem vindo a adquirir o estatuto de primeira língua na comunicação mundial: na comunidade negocial, nas tecnologias globais de informação, na ciência e na divulgação científica, de entre outras. As questões relacionadas com o que ensinar em termos de língua e cultura têm-se assim complexificado pelo facto de o inglês assumir esse estatuto e ainda pela descentração no que respeeita ás duas principais realizações: o inglês americano e o inglês britanico. Adopta-se neste programa uma visão abrangente da língua inglesa, incorporado outras culturas em qeu é primeira língua e privilegiando o seu papel como língua de comunicação internacional.

Tal opção requer que aos alunos sejam facultadas oportunidades de contacto com realidades linguísticas e culturias diversificadas, de modo a assegurar o desenvolvimento integrado das competências comunicativa e sociocultural, fundamentadas em atitudes, valores e competências promotoras da educação para a cidadania e da abertura e respeito pela diferença. Assim este programa resulta do ajustamento do programa de inglês de nível de continuação de Língua Estrangeira I ou II dos cursos científico-humanísticos, tecnológicos e artísticos especializados ao modelo curricular dos cursos profissionais, garantindo aos alunos uma formação geral comum.

 
 

Competências a Desenvolver

 

Os módulos apresentados orientam-se para o desenvolvimento de competências gerais (saber, saber fazer, saber ser e saber aprender) e de competências específicas que interagem na aquisição de uma competência comunicativa:

linguística, pragmática e sociolinguística. A competência sociocultural integra-se nas competências gerais a promover no aluno, apelando ao desenvolvimento de conhecimentos(gerais, acerca do mundo: socioculturais, acerca das sociedades onde a língua-alvo é falada), capacidades e atitudes, que permitem ao aluno interagir com os outros, independentemente das fronteiras linguístico- culturais, relaciondo-se com falantes de outras línguas e demonstrando abertura e respeito pelos seus valores e práticas.

A componente sociolinguística, relacioanada com a vertente sociocultural da competência comunicativa- e que releva da consiência das conversações sociais que regem as interacções comunicativas entre representantes de diferentes comunidades culturais (regras de convivência social, normas que governam as relações entre gerações, sexos, grupos e classes sociais, etc.)

-subjaz ás componentes linguística e pragmática. Por sua vez, a componente semâtica e competência fonóliga, reportando-se ás dimensões da língua como sistema. A componente pragmática divide-se em competêcia discursiva e em competência funcional/estratégica, associando-se á utilização de estratégias de interpretação e produção do discurso. Estas estratégias são susceptiveis de variar de acordo com os tipos de texto e com contextos específicos e interacção.

Neste pressuposto, e em articulação com as competências gerais e específicas constantes do Quadro Europeu Comum de Referência, foi perspetivado um núcleo de competências de uso de língua, bem como um conjunto de competências, entendidas como conhecimentos, capacidades e atitudes, sempre que se envolve em interacções comunicativas que impliquem o uso da língua.

 

Elenco Modular

 
Número Designação  Duração de referência
(horas)
1 Eu e o Mundo Profissional 27
2 Um mundo de Muitas Línguas     24
3 O Mundo Tecnólogico  24
4 Os Media e a Comunicação Global  24
5 Os Jovens na Era Global  24
6 O Mundo á Nossa Volta  24
7 Os Jovens e o Consumo  24
8 O Mundo do Trabalho 24
9 A Comunicação no Mundo Profissional 24