Matemática

Caraterização da Disciplina

 

O ensino da Matemática participa, pelos princípios e métodos de trabalho praticados, na educação do jovem para a autonomia e solidariedade, independência empreendedora, reponsavél e consciente das relações em que está envolvido e do ambiente em que vive.

 

Genericamente, a Matemática é parte imprescindivel da cultura humanística e científica que permite ao jovem fazer escolhas de profissãp, ganhar flexibilidade para se adaptar a mudanças tecnológicas ou outras e sentir-se motivado para continuar a sua formação ao longo do dia, A com is outros, e para a qual a Matemática fornece instrumentos de compreensão, mais profunda, facilitando a selecção, avaliação e integração das mensagens necessárias e úteis, ao mesmo tempo que fornece acesso a fontes de conhecimento científico a ser mobilizado sempre que necessário.

 

Finalmente, a Matemática é uma das bases teóricas essenciais e necessárias de todas os grnades sistemas de interpetação da realidade que garantem a intervenção social com a responsabilidade e dão sentido á condição humana.

 

São finalidades desta disciplina:

  • desenvolver a capacidade de usar a Matemática como instrumento de interpetação e intervenção no real;

  • desenvolver a capacidade de seleccionar a Matemática relevante para cada problema da realdidade;

  • desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, assim como a memória, o rigor, o espírito crítico e a creatividade;

  • promover o aprofundamento de uma cultura científica, técnica  e humanística que profissional como para o progsseguimento de estudos;

  • contribuir para uma atitude positiva face á Ciência;

  • promover a realização pessoal mediante o desenvolvimento de atitudes de autonomia e solidariedade;

  • criar capacidades de intervenção social pelo estudo e compreensão de problemas e situações da sociedade atual e em assim pela descusão de sistemas e instâncias de decisão que influenciam a vida dos cidadãos, participando desse modo na formação para uma cidadania ativa e participativa.

Competências a Desenvolver

 

Para desenvolver a competência matemática consideram-se os seguintes princípios fundamentais.

 

1. No ensino que parte de propostas de trabalho relevantes e com significado para os estudantes dos diversos cursos, a mediação do professor é um dos processos essenciais na estruturação das aprendizagens significativas e no desenvolvimento da competência  matemática dos estudantes. Disponibilizando as ferramentas matemáticas necessárias e participando na organização das ideias, com este tipo de ensino desenvole-se a capacidade de utilizar Matemática na interpretação e intervenção na realidade. A análise de situações da vida real, a identificação de modelos matemáticos que permitam a sua interpretação e resolução, a selecção de estratégicas para resolver problemas, a formulação de hipoteses e previsao de resultados são orientações que contribuem para a formação de estudantes que manifestem vontade de aprender e gosto pela pesquisa. Neste âmbito há oportunidades para apreciar o contributo da Matemática para a compreensão e resolução de problemas do Homem através do tempo.

2. A aprendizagem baseada no trabalho autónomo sobre as situações apresentadas (que podem apresentar vários níveis de resolução) e em atividades que aprofundem os conceitos introduzidos no descurso dos trabalhos, contribui para o desenvolvimento da auto-confiança dos estudantes criando-lhes oportunidades para se exprimirem, fundamentarem as suas opiniões e revelarem espírito crítico, de rigor e confiança nos seus raciocinios.

3. A participação da Matemática no desenvolvimento das competências profissionais contribui para o desenvolvimento da comunicação (dos conceitos, dos raciocínios ou das ideias) com clareza e progressivo rigor lógico. A definição de trabalhos de grupo, de acordo com as motivações dos estudantes, propicia o desnvolvimento do nespírito de tolerância, de cooperação, do respeito pela opinião dos outros e a aceitação das diferenças,  e pode contribuir para o desenvolvimento de interesses culturais e do gosto pela pesquisa.

 

Elenco Modular

Número Designação Duração de 
referência
(horas)
A1 Geometria 36
A2 Funções Polinomiais 36
A3 Estatistica 27
A4 Funções Periódicas 36
A5 Funções Racionais 36
A6 Taxa de Variação 27
A7 Probabilidade 21
A8 Modelos Discretos 27
A9 Funções de Crescimento 27
A10 Optimização 27
B1 Funções Periódicas e Não Periódicas  36
B2 Estatística Computacional 36
B3 Modelos de Funções  36
B4 Programação Línear  30
B5 Jogos e Matemática 36
B6 Padrões Geométricos  36