Português
Caracterização da Disciplina
A disciplina de Português integra-se na Componente de Formação Sociocultural sendo, por isso, comum a todos os cursos. Visa a aquisição de um corpo de conhecimento e o desenvolvimento progressivo de compotências que capacitem os jovens para a reflexão e o uso da língua materna. Assim, a aula de Português deve desenvolver os mecanismos cognitivos essenciais ao conhecimento explícito da língua bem como incentivar uma comunicação oral e escrita eficaz, preparando a inserção plena do aluno na vida social e profissional, promovendo a educação para a cidadania, contribuindo para a formação de um bom utilizador da língua, habilitando-o a ser um comunicador com sucesso e um conecedor do seu modo de funcionamento, sujeito que se estrutura, que constroi a sua identidade através da linguagem para poder agir com e sobre os outros, interagindo.
Esta disciplina permitirá também que, no final do curso, o aluno seja capaz de interagir, orlamente e por escrito receptiva e produtivamente de forma adequada, nas situações de comunicação dos domínios gregário, transccional e educativo, fundamentais para uma integração plena na sociedade, nomeadamente na resolução de questões da vida quotidiana-
Saber ouvir e compreender e saber expressar as suas opiniões, receios, vontades, sentimentos é vital para assegurar uma boa participação na sociedade em que estamos inseridos. Importa, pois, educar para a compreensão mútua entre interlocutores, condição primoridal do agir comum. Neste sentido, reveste-se de particular importância promover a produção de textos orais e escritos adequados aos contextos comunicativos em que eles se realizam, tendo em consideração todos os elementos intervenientes, designadamente os referentes a espaços, interlocutores, tipo de textos, realizações linguísticas e estratégicas de comunicação.
A aula de Português deve ser, pela especificadade da disciplina, um espaço de transversibilidade cultural e linguística na sua condição de suporte estruturalmente intergrado nos outros saberes. Exige, pois um investimento significativo na promoção de situações de aprendizagem que efectivamente desenvolvam os conhecimentos e as aptidões linguísticas dos alunos e aperferiçoem técnicas e instrumentos concebidos numa perspetiva multidimensional, intergradora e transdisciplinar.
A aula de língua materna deve ser, fundamentalmente, orientada para a consciência e fruição integral da língua.
Competências a Desenvolver
As competências nucleares da disciplina são as seguintes: Compreensão Oral, Expressão Oral, Expressão Escrita, Leitura e Fincionamento da Língua. O progama desenvolve-se em torno destas competências e da interação que elas estabelecem com a competência de comunicação, a competência estratégica e a formação dos alunos para a cidadania, transversais ao currículo.
O desevolvimento das competências nucleares, necessário á formação dos alunos para uma cidadania plena, pressupõe e exige um conhecimento metalinguístico, uma consiciência linguística e uma dimensão estética da linguagem e assenta num modelo de comunicação, entendido enquanto acção , com duas competências em interacção: a de comunicaação e a estratégica.
A competência de comunicação compreende as competências linguísticas, discursiva/textual, sociolinguístico e estratégica. A escola deverá promover, no âmbito da consiência linguística, discursiva/textual,sociolinguística e estratégica. A escola deverá promover, no âmbito da consciência linguística, o conhecimento do vcabulário, da morfologia, da sintaxe e da fonologia/ortografia, no que respeita a competência discursiva/textual, o conhecimento das convenções que subzajem à produção de textos orais ou escritos que cumpram as propriedades da textualidade, quanto à competência sociolinguìstica, o conhecimento das regras sociais para contextualizar e interpretar os elementos linguísticos e discursivos/textuais; em relação á competência estratégica, o uso de mecanismos de comunicação verbais ou não verbais como meios compensatórios para manter a comunicação e produzir efeitos retóricos.
A competência estratégica, transversal ao corrículo, envolve saberes procedimentais e contextuais (saber como se faz, onde, quando e com que meios) que fazem do aluno um sujeito ativo e progressivamente mais autónomo no processo de construção das próprias aprendizagens. A escola deve proporcionar conhecimentos de processos de consulta e pesquisa em vários suportes (incluindo a internet); conhecimentos de processos de organização da informação (apontamentos por palavra-chave, frases curtas; resumo; esquemas e mapas); conhecimentos de elaboração de ficheiros;conhecimentos sobre a utilização de instrumentos de análise, processadores de texto e bases de dasdos, correio eletrónico e produção de registos áudio e vídeo.
A formação dos alunos para acidadania, competência transversal ou corrículoé também uma competência do Português, já que a sua inserção plena e consciente como cidadão passa por uma consão e produção adequadas das funções instrumental, reguladora, interaccional, heurística e imaginativa da linguagem. A tomada de consciência de personalidades própria e dos outros, a participação na vida da comunidade, o desenvolvimento de um espírito c, a construção de uma identidade/idade pessoal, social e cultural institucomo eixos fundamentais nesta competência. Estes factores implicam a promoção de valores e atitudes conducentes ao exercício de uma cidadania responsável num mundo em permanente mutaçãoonde o indivíduo deve afirmar a sua personalidade sem deixar de aceitar e rea dos outros, conhecer e reivindicar os seus direitos, sem deixar de conhecer e cumprir os seus deveres. Trata-se, em suma, de levar o indivíduo-aluno a saberviver bemconsigo e com os outros.
Elenco Modular
Número | Designação | Duração de referência (horas) |
1 | Textos de Carácter Autobiográfico | 30 |
2 | Textos Expressivos e CRiativos e Textos e textos Poéticos | 24 |
3 | Textos dos Media I | 24 |
4 | Textos Narrativos/Descritivos I | 27 |
5 | Textos dos Media II | 21 |
6 | Textos Argumentativos | 27 |
7 | Textos de teatro I | 24 |
8 | Textos Narrativos/Descritivos e Textos Líricos | 36 |
9 | Textos Líricos | 24 |
10 | Textos Épicos e Textos Épico-líricos | 36 |
11 | Textos de Teatro II | 21 |
12 | Textos Narrativos/Descritivos II | 24 |