Matemática
Caraterização da Disciplina
O ensino da Matemática participa, pelos princípios e métodos de trabalho praticados, na educação do jovem para a autonomia e solidariedade, independência empreendedora, reponsavél e consciente das relações em que está envolvido e do ambiente em que vive.
Genericamente, a Matemática é parte imprescindivel da cultura humanística e científica que permite ao jovem fazer escolhas de profissãp, ganhar flexibilidade para se adaptar a mudanças tecnológicas ou outras e sentir-se motivado para continuar a sua formação ao longo do dia, A com is outros, e para a qual a Matemática fornece instrumentos de compreensão, mais profunda, facilitando a selecção, avaliação e integração das mensagens necessárias e úteis, ao mesmo tempo que fornece acesso a fontes de conhecimento científico a ser mobilizado sempre que necessário.
Finalmente, a Matemática é uma das bases teóricas essenciais e necessárias de todas os grnades sistemas de interpetação da realidade que garantem a intervenção social com a responsabilidade e dão sentido á condição humana.
São finalidades desta disciplina:
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desenvolver a capacidade de usar a Matemática como instrumento de interpetação e intervenção no real;
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desenvolver a capacidade de seleccionar a Matemática relevante para cada problema da realdidade;
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desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, assim como a memória, o rigor, o espírito crítico e a creatividade;
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promover o aprofundamento de uma cultura científica, técnica e humanística que profissional como para o progsseguimento de estudos;
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contribuir para uma atitude positiva face á Ciência;
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promover a realização pessoal mediante o desenvolvimento de atitudes de autonomia e solidariedade;
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criar capacidades de intervenção social pelo estudo e compreensão de problemas e situações da sociedade atual e em assim pela descusão de sistemas e instâncias de decisão que influenciam a vida dos cidadãos, participando desse modo na formação para uma cidadania ativa e participativa.
Competências a Desenvolver
Para desenvolver a competência matemática consideram-se os seguintes princípios fundamentais.
1. No ensino que parte de propostas de trabalho relevantes e com significado para os estudantes dos diversos cursos, a mediação do professor é um dos processos essenciais na estruturação das aprendizagens significativas e no desenvolvimento da competência matemática dos estudantes. Disponibilizando as ferramentas matemáticas necessárias e participando na organização das ideias, com este tipo de ensino desenvole-se a capacidade de utilizar Matemática na interpretação e intervenção na realidade. A análise de situações da vida real, a identificação de modelos matemáticos que permitam a sua interpretação e resolução, a selecção de estratégicas para resolver problemas, a formulação de hipoteses e previsao de resultados são orientações que contribuem para a formação de estudantes que manifestem vontade de aprender e gosto pela pesquisa. Neste âmbito há oportunidades para apreciar o contributo da Matemática para a compreensão e resolução de problemas do Homem através do tempo.
2. A aprendizagem baseada no trabalho autónomo sobre as situações apresentadas (que podem apresentar vários níveis de resolução) e em atividades que aprofundem os conceitos introduzidos no descurso dos trabalhos, contribui para o desenvolvimento da auto-confiança dos estudantes criando-lhes oportunidades para se exprimirem, fundamentarem as suas opiniões e revelarem espírito crítico, de rigor e confiança nos seus raciocinios.
3. A participação da Matemática no desenvolvimento das competências profissionais contribui para o desenvolvimento da comunicação (dos conceitos, dos raciocínios ou das ideias) com clareza e progressivo rigor lógico. A definição de trabalhos de grupo, de acordo com as motivações dos estudantes, propicia o desnvolvimento do nespírito de tolerância, de cooperação, do respeito pela opinião dos outros e a aceitação das diferenças, e pode contribuir para o desenvolvimento de interesses culturais e do gosto pela pesquisa.
Elenco Modular
Número | Designação | Duração de referência (horas) |
A1 | Geometria | 36 |
A2 | Funções Polinomiais | 36 |
A3 | Estatistica | 27 |
A4 | Funções Periódicas | 36 |
A5 | Funções Racionais | 36 |
A6 | Taxa de Variação | 27 |
A7 | Probabilidade | 21 |
A8 | Modelos Discretos | 27 |
A9 | Funções de Crescimento | 27 |
A10 | Optimização | 27 |
B1 | Funções Periódicas e Não Periódicas | 36 |
B2 | Estatística Computacional | 36 |
B3 | Modelos de Funções | 36 |
B4 | Programação Línear | 30 |
B5 | Jogos e Matemática | 36 |
B6 | Padrões Geométricos | 36 |