Área de Integração
Caracterização da Disciplina
A Área de Integrção surge em 1990, no quadro da componente sociocultural dos currículos de formação de nível 3 das escolas profissionais. A sua designação remete-nos, desde logo, para uma ideia de transversalidade e encontro de conhecimentos de diferentes áreas disicplinares, disponíveis para serem aplicados numa melhor compreensão do mundo contemporâneo. Tal objetivo gerou a necessidade de construir um programa que favorecesse simultaneamente a aquisição de saberes oriundos das ciências sociais e da reflexão filosófica e o desenvolvimento de competências capacitantes para a inserção na vida social e num mercado de trabalho em evolução e transformação. Tratava-se de dar corpo a um conjunto de propostas que, assentes em contextos científicos e culturais, desenvolvessem nos alunos cruriosidade, iniciativa, criatividade no encontro de processos e produtos de grande adaptabilidade.
Decorridos mais de 10 anos, os objetivos da Área de Integração permanecem. Hoje, há que repensar o programa nos seus conteúdos, reformular o modo como se apresentam ao seu público e, muito particularmente, inserir nas suas propostas os grandes progressos da última década: as novas tecnologias de comunicação i informação que ampliam incomensurvelmente a possibilidade de saber e de agir, abrindo novas dimensões à vida pessoal e social.
Competências a Desenvolver
Tendo em vista a formação sociocultural de jovens que tendencialmente virão a inserir-se num mercado de trabalho como quadros intermédios, o programa visa favorecer o desenvolvimento de em equipa, a decisão participada e o empreendedorismo individual assumem importância decisiva.
Para dar corpo ao desenvolvimento de competências como iniciativa, autonomia, criticidade, intergração e utilização criativa de saberes, o programa deve ser interpretado como um todo indissociável de que fazem parte a aquisição de conhecimentos culturais/científicos e os procedimentos de investigação, selecção, organização e difusão desses conhecimentos. Importância idêntica é, assim, atribuida aos objetos de aprendizagem, às situações de aprendizagem/avaliação e á criação e utilização dos recursos a seleccionar. A forma por que se optou é sgnificativa da intenção de paridade entre saber e procedimentios.
Em síntese, com este programa pretende-se, essencialmente, desenvolver a capacidade de integrar conhecimentos de diferentes áreas disciplinares, aproximar estes conhecimentos de expriências de vida dos alunos e aplicá-los a uma melhor compreensão e acção sobre o mundo contemporâneo.
Elenco Modular
Módulos Temas-problema |
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Área I-A Pesca | 1.1-A construção do conhecimento ou o jogo de Prometeu |
1.2-Pessoa e cultura | |
1.3- A comuncicação e a construção do individuo | |
2.1-Estrutura familiar e dinâmica social | |
2.2-A construção da democracia | |
3.1-O homem e a Terra | |
3.2-Filhos do Sol | |
3.3-Homem-Natureza: uma reação custo sustentavél | |
Área II-A Sociedade | 4.1-A identidade regional |
4.2-A região e o espaço nacional | |
4.3-Desiquilibrios regionais | |
5.1-A integração no espaço europeu | |
5.2-A cidadania europeia | |
5.3-A cooperação-tranfronteiriça | |
6.1-O trabalho, a sua evolução e estatuto no Ocidente | |
6.2-O desenvolvimento de novas atitudes no trabalho e no emprego o empreendedorismo | |
6.3-As organizações do trabalho | |
Área III-O Mundo
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7.1-Cultura Global ou Globalização das Culturas? |
7.2-Um desafio global: o desenvolvimento sustentável | |
7.3-O papel das Organizações internacionais | |
8.1-Das Economias-mundo à Economia Global | |
8.2-Da multiplicidade dos saberes à Ciência como cosntrução racional do real | |
8.3-Da Alexandra à era digital: a difusão do conhecimento através dos seus soportes | |
9.1-Os fins e os meios: que ética para vida humana _ | |
9.2-A formação da sensibilidade cultural e a tranfiguração da experiência: a Estética | |
9.3-A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual no mundo |